terça-feira, 2 de junho de 2020

Igreja Metodista no Brasil: Conheça sua estruturação bem como cargos e funções!


Igreja Metodista no Brasil: Conheça sua estruturação bem como cargos e funções!

CÂNONES: Conjunto de leis e regras que servem para instruir a vida da comunidade metodista em todos os setores em que esta se baseia. Desde seus direitos e deveres como membro, até como devem ser geridas as federações. *CONCíLIO: reuniões onde são decididos assuntos importantes para a vida da igreja. Temos concílios locais(da igreja local), distritais(do distrito), regionais(da região) e gerais( do país). CLAM: Coordenação Local de Ação Missionária. É uma reunião onde os lideres de ministério, missionários designados, tesouraria, secretaria, dentre outros se reunem para decidirem planos de ação para que a igreja possa caminhar na missão.
Também existem outros tipos de coordenações de ação missionára. São estes:
CODIAM-Coordenação Distrital de Coordenação Missionária
COREAM- Coordenação Regional de Ação Missionária
COGEAM -Coordenação Geral de Ação Missionária
(Fonte: cânones da igreja metodista)

FEDERAÇÃO: Tem como missão estimular, unir, orientar, auxiliar, capacitar e manter a unidade do trabalho dos grupos societários (sociedades) que existem para tratar de necessidades específicas dos grupos de pessoas em cada região eclesiástica. Atualmente, a Igreja Metodista possui 4 federações, que são: Federação de Homens(FMH), Federação de Mulheres(FMM), Federação de Jovens(FMJ) e a Federação de Juvenis (Femeju) .
*Diferença entre Jovens e juvenis: é contado como juvenil aquele que tem de 12 a 17 anos, e jovem, quem tem de 18 a 35.

CONFEDERAÇÃO: Tem a mesma função de uma federação, porém a nível nacional, englobando todas as federações. Também temos quatro confederações: A Confederação Metodista de Mulheres (CMM), Confederação Metodista de Homens (CMH), Confederação Metodista de Jovens, e a Confederação Metodista de Juvenis (COMEJU)

BISPO: O Bispo ou Episcopisa é um/a Presbítero/a eleito/a pelo Concílio Geral e consagrado/a de acordo com o Ritual da Igreja Metodista, responsável pela supervisão das atividades pastorais e administrativas, consagrar Bispos e Bispas e ordenar Presbíteros e Presbítera; zelar pela unidade de orientação doutrinária e pastoral da Igreja Metodista;Aautorizar o missionário designado e missionária designada a celebrar a cerimônia de matrimônio; Designar pessoas como missionárias locais e evangelistas para o exercício da função pastoral local, dentre várias outras funções.

PRESIDENTE: O presidente é o responsável pela federação, e representa a mesa diretora em todas as possíveis reuniões.

SD E SA: O Secretário/a Distrital e o Secretário/a Auxiliar, são responsáveis por auxiliar e cuidar mais de perto dos grupos do seu distrito, sendo assim, uma ponte entre a federação e as igrejas locais.

DISTRITOS: O território ocupado pela Igreja Metodista, no Brasil, divide-se em Regiões Eclesiásticas, Regiões Missionárias e Campos Missionários, estabelecidos pelo Concílio Geral, e subdivididos em Distritos e Igrejas Locais estabelecidos pelos Concílios Regionais. O Distrito é a área sob supervisão de um/a Superintendente Distrital e jurisdição do Concílio Distrital para integrar, articular e promover a ação missionária das Igrejas Locais.

REGIÕES ECLESIÁSTICAS: Atualmente, a Igrea Metodista no Brasil está subdividida administrativamente em oito regiões eclesiásticas. São elas:
1ª Região: Rio de Janeiro (Catete, Cascadura, Penha, Jacarépaguá, Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Nova Iguaçu, Realengo, Bangu, Campo Grande, Santa Cruz, Valença, Volta Redonda, Barra Mansa, Resende,Itatiaia, Itaguaí, Muriqui, Itacuruça e Paraty).
2ª Região: Rio Grande do Sul
3ª Região: São Paulo (Região Metropolitana, litoral, Vale do Paraíba e região de Sorocaba)
4ª Região: Minas Gerais e Espírito Santo
5ª Região: Mato Grosso do Sul, Interior de SP, Triângulo Mineiro mais duas cidades do Sul de Minas Gerais (Poços de Caldas e Campestre).
6ª Região: Santa Catarina e Paraná
7ª Região: Rio de Janeiro (Araruama, Búzios, Campos, Cabo Frio, Itaocara, Macaé, Magé, Niterói, São Gonçalo, Pádua, Petrópolis, Teresópolis e Três Rios).
8ª Região: Distrito Federal ,Goias , Mato Grosso e Tocantins.
REMA: Região Missionária da Amazônia
REMNE: Região Missionária do Nordeste

Cada Região Eclesiástica possui um bispo, suas federações e ministérios.

A metodista é dividida entre CLÉRIGOS e LEIGOS, onde os clérigos são os pastores e presbíteros, e os leigos são todos os outros membros, desde alguém que acabou de se batizar, até missionários e evangelistas.

Você tem DIREITOS, e eles são:
Participar da Ceia do Senhor e receber da Igreja os demais meios da graça; Pedir o batismo infantil para seus filhos e suas filhas e ser instruído sobre esse sacramento; Receber a bênção sobre seu casamento, depois de ser preparado ou preparada para esse ato; Participar de cursos de formação cristã, segundo orientação da Igreja Metodista; Votar e ser votado ou votada para ocupar cargos eletivos na Igreja Metodista; Receber assistência pastoral; Transferir-se para outra igreja local.

Mas também tem DEVERES, e eles são:
Testemunhar Jesus Cristo ao próximo com seus dons; Participar dos cultos públicos, da Escola Dominical (ED) e demais serviços da Igreja Metodista; Contribuir regularmente com dízimos e ofertas para a manutenção da Missão de Deus, por meio dos ministérios da Igreja Metodista; Pautar seus atos pelos princípios do Evangelho e pelas Doutrinas e Costumes da Igreja Metodista; Esforçar-se para iniciar trabalho metodista, onde o mesmo não exista; Reconhecer seu chamamento como ministro ou ministra de Deus para as diversas áreas da Missão; Exercer seus dons, participando dos ministérios e serviços da Igreja Metodista e da comunidade; Submeter-se à Disciplina Eclesiástica da Igreja Metodista.
Fonte: cânones da igreja metodista)

DEPARTAMENTO REGIONAL DE TRABALHO COM AS CRIANÇAS: Promover estudos para capacitação dos Coordenadores ou Coordenadoras locais de Trabalho com Crianças e outros/as obreiros/as especializados/as; c) estimular e coordenar atividades sociais, devocionais, esportivas e artísticas das crianças em nível regional.

A Educação é parte integrante da Missão da Igreja Metodista. Por meio dela a Igreja procura oferecer às pessoas e à comunidade o entendimento da Vida e da Sociedade. Isto acontece em três níveis: educação cristã, educação teológica e educação secular. Para atingir o objetivo desse ministério, necessitamos de uma formação adequada, com o envolvimento dos educadores e educadoras. Significa que além da formação acadêmica eles e elas precisam conhecer as raízes da proposta educacional metodista.

A tradição educacional Metodista remonta ao século XVIII na Inglaterra, quando John Wesley fundou a primeira escola Metodista, a Kingswood School, em 1748, até hoje em funcionamento.
Instituto Educacional Metodista Bispo Scilla Franco- O ISF promove Educação Teológica através de cursos livres, com o objetivo de capacitar discípulas e discípulos para a Missão. Programas como o POV (Programa de Orientação Vocacional) e Cursos como o CFE (Curso de Formação de Evangelistas) e o CFM (Curso de Formação Missionária) são desenvolvidos sistematicamente capacitando, orientando e contribuindo intensamente na ação e vocação missionária da região.
FaTeo- Com o oferecimento de cursos de graduação e especialização, a "FaTeo" tornou-se um centro de referência em educação teológica no Brasil e na América Latina, não apenas para a Igreja Metodista, mas também para outras confissões cristãs, uma vez que o currículo não fica restrito à confessionalidade metodista.
A metodista também possui outros centros de educação, tais como: Colégio Met.Bennett, Faculdade Granbery, Educação metodista do Sul, Centro Uni. Metodista Izabela Hendrix, unimep, etc

Além disso, para nós MISSÃO é essencialmente a tarefa mais importante no contexto do Cristianismo e faz parte do coração do Pai, pois “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho” (Jo 3.16a). Quando nos ocupamos daquilo que Deus ama, Ele cuida de todas as nossas necessidades. A missão de Deus está diretamente relacionada ao propósito de levar o alimento a um povo que não conhece a Cristo, o Pão da Vida.

A Metodista é uma igreja que tem o foco totalmente voltado para às missões, que entende o valor e a importância para o Reino, tanto que tem como lema: “Igreja Metodista, Comunidade Missionária a Serviço do Povo”. Na visão de que a Igreja deve sair de dentro das quatro paredes do templo, dispomos de vários projetos  e ministérios missionários, nacionais ou regionais. Alguns deles são:
Uma Semana pra Jesus; Um dia pra Jesus; Projeto Ribeirinhos, Projeto Panamá (executados pela Agencia Malta), Movimento Barnabé, Projeto Sombra e Água Fresca (SAF), Oferta Missionária(regional e Nacional), Barco Hospital Metodista (na Amazônia), discipulados, dentre muitos outros.
Temos também a Câmara Nacional de Expansão Missionária, que é formada por um/a representante de cada Região Eclesiástica e Missionária, e tem como objetivo promover formação, encontros, projetos e eventos voltados para a implantação de novas congregações e igrejas em locais que ainda não tem presença metodista.
Se aprofunde em conhecer cada um desses projetos, e os apoie!
(fonte: www.5re.metodista.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário