segunda-feira, 3 de agosto de 2020

DEVOCIONAL: Como deve ser a vida de um Cristão

“Aquele que diz que permanece nele, este deve também andar assim como ele andou.” - 1 João 2.6

Cristo não é apenas nosso mestre; é também nosso exemplo. Qualquer pessoa que diga que é cristão deve viver como Cristo viveu. Uma das traduções da Bíblia, a tradução Phillips, deixa isso claro: “A vida daquele que professa viver em Deus deve produzir perfeitamente o caráter de Cristo”. Não basta conhecer seus mandamentos e sua Palavra, precisamos também imitá-lo (I Jo2.6; 3.3). Precisamos andar como ele andou. Como Cristo andou?

Ele andou regido pela humildade. Ele se esvaziou a si mesmo. Ele andou em total submissão ao Pai. Ele se Ele andou por toda a parte fazendo o bem e curando os oprimidos do diabo. Andou em amor e perdoou até mesmo os seus carras-cos. É assim que devemos andar, uma vez que o conhecimento de Deus não é apenas intelectual ou emocional, mas sempre nos levará à obediência moral. Concordo com um escritor quando ele escreve: “O cristianismo é a religião que oferece o maior privilégio e também a maior obrigação.”

 No cristianismo, o esforço intelectual e a experiência emocional não são descuidados - longe disso! - devem, contu-do, combinar-se para frutificar em ação moral. Nós não pode-mos permanecer nele, a menos que nos comportemos como ele.

Willam Mcdonald, um estudioso da Bíblia, diz que a carta de primeira João é como um álbum de família que des-creve aqueles que são membros da família de Deus. Nós nos tornamos membros da família de Deus quando aceitamos Cristo como nosso Senhor e Salvador. Assim sendo, todos os que já se entregaram a Jesus são filhos de Deus e receberam a salvação e a vida de Deus. E um dos versículos mais desafiado-res dessa carta sobre viver a vida em Deus está no capítulo 2, mais precisamente, no versículo 6, que nos diz: “Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. (1João 2.6)

Ao lermos esse versículo, percebemos o quão desafiador é viver de modo semelhante ao que Jesus viveu e como é grande a responsabilidade de refletir nosso Pai Celestial. Mas é isso que Ele espera de nós. E como seria viver à maneira que Deus espera? Vamos lá tratar disso de forma resumida.

Primeiro, é importante lembrar que Jesus viveu nesse mundo, mas amou muito mais a Deus. Ele deu tudo e fez tudo por amor ao Pai e a nós. Ele não pecou, não porque não foi tentado, conforme registrado em Mt 4.11, não porque sua carne não queria pecar, mas ele não o fez porque amava ao Pai mais que seus próprios desejos, e, como o Pai é Santo, Ele se manteve santo também.

Deus amou o mundo e a sua criação, em prin-cipal, o ser humano (Jo 3.16). E Jesus, o Filho de Deus, a semelhança do Pai amou tanto a criação e o ser humano que foi capaz de morrer por nós. Ele era tão parecido com o Pai que Ele disse aos seus discípulos : “O Pai e eu somos um.”(Jo 10.30); “...Quem me vê, vê o Pai! Então porque me pede para mostrar o Pai?” (Jo 14.9).

Podemos observar a presença de semelhança entre Jesus e o Pai nos seguintes aspectos do seu cará-ter e de sua conduta. Jesus amava como Pai amava, Ele era santo como o Pai era santo e Ele era Íntimo do Pai como o Pai espera que seus filhos sejam.

Para sermos semelhantes a Jesus precisamos ter uma vida de intimidade com ele para o conhecermos com profundidade, precisamos amar ao Pai como Ele amou também.

 

Pr. Cassio Botelho


Nenhum comentário:

Postar um comentário