segunda-feira, 17 de agosto de 2020

DEVOCIONAL: Você é Feliz?

Mateus 5. 1-11

A confusão de valores impede que as pessoas compreendam a importância que o amor e a compaixão têm em relação à felicidade. Li uma história que exemplifica esse ponto:

“Era uma vez um sábio que vivia em um pequeno vilarejo. Todas as pessoas locais tinham grande respeito por esse homem. Sempre que tinham algum problema iam pedir-lhe conselhos. No decurso de uma de suas palavras, o velho sábio prometeu às pessoas do vilarejo que lhes mostraria o caminho para a felicidade. Então lhes pediu que lhe mandassem um representante, alguém que achassem ser a pessoa mais feliz da aldeia. O povo reuniu-se para debater o assunto e a conclusão foi que a pessoa mais bonita certamente seria a mais feliz. Escolheram, por unanimidade, uma linda jovem senhora e enviaram-na como representante. Ao ver a linda mulher, o sábio voltou as costas. Não proferiu palavra; seu silêncio foi uma negação clara. O povo reuniu-se outra vez. Desta vez concluíram que a pessoa mais rica seria a mais feliz. Escolheram o homem mais rico e enviaram-no ao sábio. Ao ver a segunda escolha, o sábio ficou totalmente desanimado. Começou a andar em direção a um campo, e várias pessoas o seguiram. De súbito, ele parou. Ao lado da estrada, um menino chorava, segurando nas mãos um pardal que morria. 

– Por que choras? – perguntou o sábio. 

Entre soluços e lágrimas o garoto respondeu:

 – Eu estava andando por este campo. Enquanto andava vi este pardal. Está tão mal! Fiz tudo o que pude a fim de conservar-lhe a vida. Mas, ele ainda está morrendo. Um sorriso de compreensão estampouse no rosto do velho. 

Voltando-se para os que o seguiram, o sábio explicou:

– Eis o caminho para a felicidade: compaixão e amor aos outros.”

Vivemos numa sociedade sem amor, sem o toque da compaixão sincera; a família já não tem tanto apreço, parecem pessoas sem raízes que flutuam diante dos problemas, insatisfeitas com a vida. Neste cenário de desilusão, nós precisamos rever o nosso conceito de amor e da compaixão que proporciona felicidade em via de mão dupla.

Pr. Cassio Botelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário